Bentos (de origem grega, benthos = profundidade) são organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos, vivendo nele ou dependendo de seus recursos. Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
Diferenças entre baleias e tubarões As baleias são muito maiores que os tubarões. As baleias geralmente se alimentam de lulas e pequenos peixes. Já o tubarão se alimenta de peixes e todos os animais marinhos, inclusive podem comer até outros tubarões.
Habitat do tubarão-baleia Essa espécie tem preferência por águas quentes e, por isso, habita as costas do México, Austrália e Filipinas.
5,5 – 10 m
A maior espécie predatória conhecida atualmente é o tubarão branco (Carcharodon carcharias), que pode chegar a seis metros de comprimento. O tubarão-baleia (Rhincodon typus), é a maior espécie de peixe viva hoje, com cerca de seis a dez metros do nariz à ponta da cauda, em média.
6 – 8 mAdulto
Os itens de presas consistem predominantemente de zoo plâncton, peixes pequenos, ovos de peixe e invertebrados. O Tubarão-elefante é uma espécie cosmopolita, pelágica e migratória, com distribuição global através dos oceanos temperado e boreal.
Características: O nome “tigre' é devido as manchas pretas que o tubarão tigre possui quando jovem. Mas, conforme o crescimento do corpo, essas manchas desaparecem e o compor adquire uma coloração cinza ou marrom. Mede cerca de 6 metros , em média, mas pode atingir os nove metros de comprimento.
Fêmea: 4,5 – 6,4 mAdulto