A Teoria das Colisões diz que, para que uma reação ocorra, a colisão entre as partículas das substâncias reagentes deve acontecer por meio de uma orientação adequada e com uma energia maior que a energia mínima necessária para a ocorrência da reação.
Sempre que houver um acidente em que um veículo em movimento sofra o impacto de outro veículo, também em movimento, diz-se que houve uma “colisão”. ... A “colisão” pode ser frontal quando ocorre frente a frente e os veículos seguem na mesma direção em sentidos opostos.
É o tipo de acidente que envolve apenas um veículo. Seu nome tem origem no fato de que dificilmente entende-se a sua razão. No geral é um acidente violento.
Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito. Os automatismos corretos são aprendidos por meio de treinamento para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco.
Colisão lateral: Quando dois veículos transitam na mesma direção ou em sentido contrário e se tocam lateralmente. Colisão transversal: Quando há impacto entre dois veículos que se cruzam ortogonal ou obliquamente (frente de um e lateral do outro).
ABALROAMENTO EM CRUZAMENTO. O autor trafegava de motocicleta pela preferencial, quando em um cruzamento foi abalroado pelo veículo dirigido pelo réu. Comprovada a culpa, impõe-se o dever de indenizar.
Colisão frente a frente Ingestão de bebida alcoólica, excesso de velocidade, dormir no volante, problemas com o veículo ou distração do condutor são apenas alguns desses fatores. Essas colisões também ocorrem nas ultrapassagens feitas em desacordo com as medidas de segurança.
Distância de seguimento Enquanto estiver dirigindo o condutor deve manter uma distância segura entre veículos. Isso é importante para que ele possa parar em uma situação de emergência. Isso, sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. Essa é o que chamamos de distância de seguimento.
Motorista deve manter 2 segundos de distância do carro que vai à frente | Jornal Nacional | G1. Especialistas dizem que dá para calcular a distância mínima de segurança a partir de objetos estáticos na beira da pista. Observe quando o carro da frente passar por uma placa e conte pausadamente dois segundos.
Não existe uma distância mínima regulamentada, já que há variáveis como o tipo de veículo e as condições do tempo e tipo de rodovia. Porém, especialistas recomendam a dica que consiste em guardar distância de, ao menos, três segundos do veículo da frente.