Problemas na interpretação de textos Como consequência, os alunos passam mais tempo que o necessário tentando entender o enunciado das perguntas em um exercício ou prova, prejudicando seu gerenciamento de tempo e, por vezes, impedindo a compreensão e resolução das questões.
Como e por que a falta do hábito de leitura podem matar uma carreira profissional
Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura. ... Com isso, fica perceptível que o mau hábito da leitura inibe a criatividade, a inovação, a formação de cidadãos críticos.
Quem não teve acesso pleno ao ensino da leitura e da escrita também pode apresentar desvantagens no campo da memória de retenção e de recuperação. “Se eu der uma sequência de palavras para alguém decorar, muito provavelmente aquele que não sabe ler e escrever terá mais dificuldades para relembrar”, conta a professora.
Resposta. Resposta: Erros de ortografia, menor capacidade interpretativa, falta de informações de fatos e acontecimentos dos dias atuais, menor capacidade de argumentação, produção de textos sem coerência e sem coesão.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.
Na sua maioria responderam que as causas das dificuldades dos alunos cingem-se fundamentalmente pelo facto dos mesmos apresentarem grandes debilidades nas áreas da leitura, escrita, interpretação, gramática e domínio do vocabulário resultado da má formação em classes precedentes.
Ser professor para transmitir a língua de Machado de Assis
Seja pelo fato da disciplina ter um grande volume de regras, variáveis e exceções, seja pela metodologia que a matéria é lecionada, o que pode dificultar o seu entendimento e aplicação, ministrar aulas de Língua Portuguesa é sempre um desafio para os docentes.
O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio tem o papel de promover o amadurecimento do domínio discursivo da oralidade, da leitura e da escrita, para que os alunos compreendam e possam inferir nas relações de poder com seus próprios pontos de vista.
O fato é que a Escola tem produzido contingentes de analfabetos funcionais que, embora tenham sido alfabetizados, não desenvolveram a competência de uso da língua em situações comunicativas específicas. ... Ler, compreender e produzir sentido(s).