É indicado para o tratamento das anemias megaloblásticas e macrocíticas resultantes da deficiência de folato, homocistinemia, homicistinúria, prevenção de defeitos do tubo neural do feto, especialmente espinha bífida, suplementação na anemia falciforme.
Sua acidez auxilia na digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico, ajudando aqueles que sofrem com refluxo. Se o estômago já está em condições de excesso de acidez - como azia e gastrite - beber água com limão pode ajudar a neutralizar o quadro, conforme Gisele. A água com limão é realmente uma aliada.
O consumo diário de limão é bastante recomendado para evitar doenças infecciosas e também na ajuda à prevenção do câncer. O limão é reconhecido como antibiótico e anticéptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, ajuda a cicatrizar os tecidos intestinais e destrói putrefação.
Uma excelente solução caseira para ácido úrico elevado é desintoxicação do organismo com a terapia do limão, que consiste em tomar o suco puro de limão todos os dias, em jejum, durante 19 dias. Esta terapia do limão se faz em jejum e não se deve adicionar água nem açúcar no tratamento.
Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.
Além de ajudar a emagrecer, os benefícios do limão em jejum são: