Sendo os jogos e as brincadeiras manifestações lúdicas presente em todas as fases de desenvolvimento do ser humano, apresentam objetivos próprios, estabelecem limites, pressupõem organização, possibilitam flexibilização das regras e dão condições de adaptação de acordo com o interesse e realidade do grupo.
Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil.
Comportamento. A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Resposta: O ato de brincar contribui para que a criança se desenvolva integralmente, por isso a importância de garantir esse direito. ... Ela alerta que os pais não devem usar as brincadeiras somente como forma de estimular a capacidade cognitiva da criança.