O macroambiente de uma empresa, por sua vez, é composto por variáveis externas mais complexas. Essas, são questões sociais (demográfico/cultural), econômicas, naturais e políticas/legais, que têm capacidade para interferir em seu funcionamento, seja de forma positiva ou negativa.
As variáveis tecnológicas são consideradas por Las Casas (2008) como as de maior impacto nas estratégias empresariais contemporâneas, tendo em vista que as inovações ocorridas em relação a essas variáveis têm proporcionado profundas mudanças na sociedade e em seus padrões de consumo.
A inteligência tecnológica é o estudo analítico das ondas tecnológicas, de modo a interpretar tais ondas como também antever possíveis mudanças tecnológicas e também identificar lacunas que possam ser exploradas.
Variáveis legais: São restrições importantes para todas as organizações. Elas tanto podem ser benéficas como maléficas para as organizações a partir das consequências geradas. ... As políticas ecológicas definidas nos diferentes âmbitos do governo podem atuar como oportunidades e/ou ameaças para as organizações.
As principais variáveis são: geográficas (segmentação de mercado que leva em consideração a localização do consumidor), demográficas (segmentação de mercado que leva em consideração as características como sexo, ida- de e renda do consumidor), psicográficas (segmentação de mercado que leva em consideração ca- ...
As variáveis incontroláveis são forças macroambientais e contemplam questões econômicas, políticas, demográficas, culturais e ambientais. Aqui estão os fenômenos que fogem ao controle das empresas.
São eles: o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e Mudanças no requisitos da força de trabalho. ... O impacto de novas tecnologias, as aceleradas mudanças que ocorrem no mundo são fatores para as mudanças na força de trabalho.
Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. Pode ser usado como um sinônimo de população ativa; ... Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas.
A união faz a força, mas, como já dizia Henry Ford, “reunir-se é um começo, manter juntos é o progresso; trabalhar juntos é o sucesso”. Ou seja, a colaboração no trabalho é decisiva para impulsionar os resultados de uma organização.
A importância do trabalho em equipe nas empresas Para além da produtividade, o trabalho em equipe oferece uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. ... O trabalho em equipe permite unir as diferentes competências dos seus membros, em prol da realização eficiente de um projeto.