Tubo de Raio-X O tubo é composto por filamentos, catodo de foco, ânodo de tungstênio, rolamentos de motor, suporte do rotor e rolamentos, além do filamento de alimentação. Tudo isso fica protegido dentro de uma carcaça inacessível. Basicamente, esse componente consiste de um tubo de vácuo.
Os tubos de raios X funcionam de tal maneira que um grande número de elétrons é produzido pelo cátodo e acelerado para bombardear o ânodo com alta energia cinética. Assim, ele pode ser considerado um conversor de energia, já que a energia elétrica recebida é convertida em raios X e calor.
Em unidades do SI (Sistema Internacional) usa- se o sievert (Sv) que é igual a 100 rem, resultante do produto entre a dose absorvida em grays e o fator de qualidade.
Becquerel (símbolo Bq) é a unidade de medida no Sistema Internacional (SI) para atividade de um radionuclídeo. ... É definido como: 1 Bq = 1s−1, ou seja um becquerel corresponde a uma desintegração nuclear por segundo.
O termo radiação ionizante refere-se a partículas capazes de produzir ionização em um meio, sendo "diretamente ionizantes" as partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e "indiretamente ionizantes" aquelas sem carga, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:
Segundo definição do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), radiação ionizante “são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia. Eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagirem podem produzir variados efeitos sobre matéria”.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. ... De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.
Radiações ionizantes Quando comparadas ao tipo anterior de radiação, possuem maior energia, provocando a ionização dos materiais com que ocorrem a interação. E, assim como as radiações não ionizantes, também podem ser emitidas por meio naturais e artificiais.
radiação γ (gama)
Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.