EQST

Quais So As Vantagens E As Desvantagens Do IMC?

Quais são as vantagens e as desvantagens do IMC?

Esta classificação, teoricamente, garante riscos menores de saúde envolvidos com desnutrição ou com doenças relacionadas à obesidade. Valores de 25 a 30 caracterizam sobrepeso e, da mesma forma que a magreza leve não oferece muitos riscos por estarem próximo do IMC ideal.

Porque é importante saber o IMC?

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal,que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. Assim, de acordo com o valor do resultado de IMC, a pessoa pode saber se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Quais são os tipos de doenças que a obesidade pode provocar?

A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo dois. O aumento do peso corporal é uma tendência mundial.

Porque devemos nos preocupar com a obesidade infantil?

Com o passar dos anos, o número de crianças obesas tem aumentado, fazendo a saúde pública reconhecer a obesidade infantil como um grave problema, como uma epidemia. Isso porque a obesidade está relacionada a diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e má formação do esqueleto.

Porque devemos nos preocupar com a obesidade?

A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como pressão alta, diabetes, infarto do coração, problemas nas articulações, entre outras. Além disso, o excesso de peso pode interferir na questão estética, social e psicológica, tendo grande impacto na qualidade de vida.

Quais são as causas e consequências da obesidade infantil?

Consequências da obesidade infantil

  • Colesterol alto.
  • Pressão alta.
  • Doenças cardiovasculares precoces.
  • Diabetes.
  • Problemas precoces nossos ossos.
  • Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.

Quais são os perigos da obesidade?

4- A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Quais os fatores de risco associados à obesidade infantil e como essa doença pode ocasionar danos à saúde da pessoa nas próximas fases de sua vida?

Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças.

Como definir a obesidade infantil?

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.