Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
A projeção azimutal, também chamada de projeção plana, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. ... É utilizada para representar qualquer ponto da Terra, sendo mais comum a representação das regiões polares, ou seja, áreas menores do globo.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
As três técnicas utilizadas são: Estatística, Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto.
Os mapas são representações geográficas de uma porção terrestre ou da Terra completa, sobre uma superfície plana ou esférica. ... No entanto, o estudo de mapas é centrado em 3 projeções básicas e mais conhecidas, de acordo com sua construção, são: Projeção azimutal ou zenital. Projeção cônica.
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.
A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.
A Projeção Cartográfica de Robinson é uma projeção cilíndrica afilática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson (1915-2004) na década de 1960. É classificada como cilíndrica, pois a sua elaboração ocorre como se envolvesse o globo terrestre em torno de um cilindro.
Em projeções equivalentes, a variável que é preservada é a área, enquanto formas e distâncias são deformadas. ... Em uma projeção equivalente, a área no mapa de ambos os países ainda seria aproximada, embora as distâncias entre dois pontos dentro dos países e as formas da superfície deles sejam alteradas.
Projeções equivalentes ou projeções de igual área são projeções de mapas que mantêm a área constante em toda a sua superfície. Foram desenvolvidas várias projeções equivalentes na tentativa de minimizar a distorção dos países e continentes do planeta Terra, mantendo a área constante.