O maior papel do COFECI é servir de parâmetro para o consumidor, melhorando sempre a qualidade dos serviços e também a relação dos corretores com a sociedade. Para isso, o COFECI é o órgão máximo da categoria.
Os Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (CRECI) são os braços representativos do COFECI distribuídos em 25 unidades. Juntos, COFECI e CRECI são um sistema fiscalizador e regulatório da profissão de corretores de imóveis. Dessa forma, todo corretor deve ser inscrito no CRECI do seu estado.
O CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que tem como missão disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis, dotando à sociedade a excelência, segurança, tranquilidade nas negociações imobiliárias.
O Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI, cuja organização e manutenção estão a cargo do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), a quem cabe também expedir Certificados de Registro de Avaliador Imobiliário para os Corretores de Imóveis nele inscritos, será compartilhado com os Conselhos ...
Conselho Regional de Corretores de Imóveis
Em caso de negativa por parte da imobiliária, o locatário pode procurar o Procon e formalizar sua reclamação. A apresentação do comprovante de despesa (nesse caso, do carnê do IPTU) é uma obrigação do locador ou seu representante (a imobiliária), conforme previsto na Lei do Inquilinato.
Outra opção é procurar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e fazer uma denúncia. “Caso se sinta prejudicado no atendimento do corretor ou da imobiliária, o proprietário pode nos procurar.
Escolha a forma para preencher a denúncia Atenção: Para concretização da denúncia se faz necessário imprimir o conteúdo, datar, assinar e juntar os documentos que comprovam os fatos alegados e enviá-los todos em PDF através do email indicado: [email protected]
Denúncia
Logicamente que se o contrato não esta sendo descumprido você tem tudo o direito de pedir a rescisão e lembresse quem esta dando causa a esta recisão é ela - a imobiliária. Lembre sempre disso - tudo o que for fazer, todo o problema que tiver faça prova. Telefonemas não adiantam. prova escrita sempre.
Os Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (Creci´s), que foram criados nos estados, existem exatamente para fiscalizar o correto exercício da profissão e punir exemplarmente quem não obedece à legislação que se refere à categoria destes profissionais.
O CRECI serve então como um órgão que provê a organização desses meios e a disciplina também para garantir que o corretor estará cumprindo seu papel corretamente conforme as leis que cercam sua profissão, além de fiscalizar todo o processo de tramitação monetária e documental, para que não haja erros ou irregularidades ...
É obrigação do corretor estar atento a detalhes do imóvel, da localização e da negociação que o seu cliente talvez não tenha condições de perceber. É obrigação do corretor de imóveis ser transparente e fornecer toda e qualquer informação que intervenha na realização do negócio, sob pena de responder por perdas e danos.
A lei 6.
O papel da imobiliária é proporcionar segurança e comodidade aos processos de aluguel de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários.
Entendimento é da 3ª turma do STJ. A obrigação de pagar a comissão de corretagem é daquele que efetivamente contrata o corretor.
Pela lei, a comissão de corretagem deve ser paga por quem contratou o corretor. ... Mesmo em casos de arrependimento do negócio, cabe o cumprimento do compromisso selado com corretor. Nesta situação, o vendedor ou o comprador terá que pagar a comissão, pois houve a concretização do acordo.
725 do Código Civil fala sobre o tema: Art. 725. A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes.
Estabelecida pelos artigos 722 e 729 do Código Civil, a taxa de corretagem é a forma de remuneração da prestação de serviços dos corretores de imóveis. É um percentual cobrado para cada operação de compra e venda realizada pelo corretor durante o seu trabalho em uma imobiliária.
No direito brasileiro, só pessoas capazes podem celebrar contrato de compra e venda de imóvel por si só, ou seja, vendedor e comprador devem estar no uso e gozo de seus direitos civis.