De acordo com as condições de sobrevivência nos ambientes lodosos dos manguezais, as três espécies vegetais presentes, chamadas de mangues, são classificadas em:
Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver num ambiente com características estressantes como o manguezal. As raízes áreas são adaptações para o solo pobre em oxigênio. ... Para eliminar o excesso de sal as árvores do manguezal apresentam glândulas em suas folhas, por isso são chamadas plantas halófitas.
Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.
No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.
No Brasil. Do total de mangues no mundo, cerca de 15%, ou cerca de 26.
Mangue, também conhecido como Manguezal, é um ecossistema de transição entre os ecossistemas marinho e terrestre. São típicos das regiões litorâneas de zonas tropicais da África, Ásia e América. Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil.
14.
Vitória
A redução da área de mangue é ligada a uma série de fatores, mas a expansão urbana se destaca. “Principalmente ocupação imobiliária, tanto causada pelo crescimento do turismo, a instalação de novos resorts, hotéis, pousadas como também pela ocupação também das comunidades.
Os mangues são habitat de ostras, cavalos- marinhos, quelônios, peixes-boi, alguns tipos de tubarões, moluscos, e muitos tipos de peixes. Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
IMPORTÂNCIA DOS MANGUEZAIS Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
Manguezais são a base de um ecossistema biodiverso, e atuam como berçário e protetor contra as mudanças climáticas. ... Esses locais são de grande importância para a fauna aquática e abrigam enorme biodiversidade, com espécies que buscam esse ecossistema para se reproduzirem.
As restingas exercem uma série de bens e serviços socioambientais, dentre eles a fixação de dunas litorâneas. As dunas e restingas, formam não só um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, mas também protegem o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.
Terreno pantanoso à margem das lagoas ou nos desaguadouros dos rios, onde em geral vegeta o mangue.
Não confunda o que é o manguezal com o que é o mangue. Mangues são as plantas, espécies de árvores, que se desenvolvem na paisagem dos manguezais, seu habitat natural. A vegetação varia muito, porque é um ambiente comum em muitas regiões diferentes.
Em novembro de 2014 o Brasil se tornou o país com a maior faixa de mangue protegida do mundo. Conforme informações do PNUMA, ao todo são 13.
Agricultura e pecuária – alteram o ambiente por meio de inundações, canalizações, barramentos de água para criação de peixes, camarões e ostras; aterros, movimentação e exposição do solo em áreas próximas do mangue, pisoteio do solo e uso de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas)
Os manguezais são, portanto, condições próprias de zonas úmidas, nas quais há um processo de transição entre os ambientes marinhos e terrestres, e que podem ocorrer tanto em regiões de clima tropical, quanto subtropical.
Geografia do Brasil Os mangues correspondem a uma vegetação que se apresenta em áreas costeiras, compreendendo a uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos. Esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares nos quais predominam o clima tropical e subtropical.
Os manguezais são considerados fonte de vida porque, além de abrigar inúmeras espécies animais e vegetais, eles possuem funções ambientais de extrema importância: as raízes aéreas das plantas ajudam a diminuir a velocidade do curso das águas e das ondas, o que diminui os impactos sobre os solos e contem os processos ...
Os mangues são habitat de ostras, cavalos-marinhos, quelônios, peixes-boi, alguns tipos de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis.