No caso da molécula CH4, embora suas ligações interatômicas sejam polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, a molécula é apolar, pois apresenta geometria tetraédrica, sendo todos os átomos ao redor do C idênticos.
Por apresentar um único carbono, suas forças intermoleculares são fracas, do tipo Van der Waals, logo, é encontrado na natureza na forma gasosa. Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. O metano é um gás inodoro e incolor.
A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
CH₄
Metano é o menor e mais simples hidrocarboneto. É um composto orgânico com apenas um carbono em sua cadeia. Possui geometria tetraédrica e forma uma substância polar, incolor, gasosa e inflamável.
Representação da molécula de metano, um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. ... É considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa (depois do dióxido de carbono e vapor d'água).
Para obter o gás metano, coloque uma mistura de óxido de cálcio, acetato de sódio e hidróxido de sódio para aquecer em um tubo de ensaio.
A presença do gás metano O que ninguém anda discutindo é a presença de um outro gás, cerca de vinte vezes mais potente que o dióxido de carbono quando se trata de efeito estufa: o metano. O metano é o hidrocarboneto (composto que possui apenas carbono e hidrogênio em sua estrutura) mais simples.
O composto orgânico Metano é o primeiro membro da série dos alcanos, ele pode dar origem a derivados, o gás metano é um deles. Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”.
Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.
Por trás da aparência tranquila de uma vaca, existe um intricado sistema digestório que transforma capim nos carboidratos complexos de que os animais necessitam. Um subproduto dessa digestão é o metano, um dos gases de efeito-estufa mais potentes encontrado na Terra. E ele é produzido em grandes quantidades.
O metano
O gás poluente mais conhecido é o carbônico (CO2), que vem da fumaça dos carros, das chaminés e das descargas das fábricas e das queimadas. Outro gás do efeito estufa é o metano (CH4), que vem do lixo orgânico (restos de alimentos); e é produzido também pelas vacas.
Dentre essas moléculas estão a água (H2O), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). As vacas além de emitirem CO2 por meio da sua respiração, também emitem uma quantidade grande de metano pelo seu sistema digestivo. Estima-se que uma vaca pode emitir entre 70 e 120 kg de metano por ano!!
Resposta. Resposta: Através de seus gases (peidos), que contribuem para o efeito estufa.
Causas do efeito estufa Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.
Resposta. O aquecimento global, é o aumento da temperatura média da terra. A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. A emissão dos gases do efeito estufa, segundo estudos recentes, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004.
O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo registrado pelo mundo todo durante as últimas décadas. ... Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
O aquecimento global consiste no processo de aumento da temperatura média da Terra, considerando a superfície, a atmosfera e os oceanos, devido a grandes emissões de gases. Esses gases são responsáveis por intensificar o efeito estufa e sua origem são as atividades antrópicas.
O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.