Variações anatômicas são diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo humano. Pode ser externamente ou em qualquer sistema do organismo sem que traga prejuízo funcional ao indivíduo.
As principais diferenças morfológicas que podemos notar entre as espécies presentes nas imagens, são aquelas que se relacionam basicamente a presença ou ausência de flores e frutos.
Em ciências biológicas, MORFOLOGIA é a ciência que se dedica ao estudo da forma e da estrutura dos organismos. ... Atua em complemento à fisiologia, que se ocupa principalmente das funções dos organismos. A origem da palavra remete ao termo grego morphé, que significa “forma”.
Morfologia. De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
As bactérias apresentam vários tipos morfológicos, sendo os mais vulgares os cocos (forma esférica), os bacilos (forma de bastonete), os espirilos (forma espiralada) e os vibriões (forma de vírgula).
Tipos de agrupamentos bacterianos As células bacterianas podem apresentar forma esférica (coco), de bastonete (bacilo), espiralada (espirilo) e de vírgula (vibrião). Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células, como dois cocos unidos (diplococo), por exemplo.
As formas colonias apresentadas pelos cocos são : Estreptococos, diplococos, estafilococos, tétrades, sarcina e cocos.