A catira ou cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém influências indígena, africana, espanhola e portuguesa.
A Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. ... Até os dias de hoje, é comum observar grupos de Catira formados exclusivamente por homens, os quais são chamados de catireiros.
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
A Chula é uma das danças folclóricas da Região Sul do país, que é dançada principalmente por homens, e tem semelhanças com o sapateado. A coreografia simula uma disputa, onde uma vara de madeira é posta no chão, e dois ou três dançarinos se enfrentam mostrando habilidades com os passos.
Paulista: A herança da cultura africana é um traço muito forte nas danças consideradas típicas em terras paulistas. Os folguedos são caracterizados pelas encenações com personagens, acompanhados por danças coreografadas e música. Geralmente, são executadas em festas de homenagens a santos ou comemorações religiosas.
As principais danças do estado de São Paulo são: Fandango "dança em grupo", Catira "que é um tipo de sapateado", e o Cururu " é uma espécie de cantoria de desafio acompanhado ao som de viola". Jongo " é uma dança de herança dos negros que é dançada em roda, contendo homens e mulheres".
Possuímos no folclore paulista um folguedo popular de características muito nossas: o Caiapó. É um folguedo-cortejo, no qual os dançadores se apresentam vestidos à imitação de índios, e talvez mesmo de selvagens da África.
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
Balé ou Ballet é um dos estilos de danças mais praticados no mundo, que se originou na Itália renascentista durante o século XV, e que evoluiu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados, normalmente acompanhada de uma música. Povos de todo o mundo expressam suas culturas e tradições através de danças típicas, transmitidas através de gerações. ...
É uma dança coreana que virou febre também no Brasil. As coreografias misturam street dance, stiletto, pop, balada, eletrônico e hip-hop. Participaram do programa a pediatra e médica do esporte Ana Lúcia de Sá e o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. O K-Pop atinge principalmente os jovens entre 15 e 25 anos.
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Balé, contemporânea, Dança de salão, Dança do ventre, Fit dance, Zumba.
Resposta. Resposta: a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
A dança para mim, é uma arte de expressar os sentimentos, e de deixar o seu corpo em completa harmonia com o mundo!২২ সেপ্টেম্বর, ২০২০
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público. Isto é fundamental.
O método do teatro do oprimido ancora-se em dois princípios fundamentais: a transformação do espectador, ser passivo, recipiente, depositário, em 'espect-ator', ou seja, protagonista da ação dramática, sujeito, criador, transformador; e não trata apenas de refletir sobre o passado, mas também de preparar o futuro, isto ...
O Teatro do Oprimido assenta em três grandes princípios, que são as suas propostas mais fortes: a reapropriação dos meios de produção teatral pelos oprimidos, a quebra da quarta parede que separa o público dos atores e a insuficiência do teatro para a transformação social, isto é, a necessidade de ele se integrar num ...