Conhecida desde a década de 1970, a Andragogia defende um ensino baseado na motivação e no autoconhecimento como combustível. Por se tratar de uma abordagem realizada em fase avançada da vida, já foi referida como “educação continuada” ou “aprendizagem ao longo da vida” por organizações como a UNESCO.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada nos fundamentos conceituais representados pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade, e pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos ...
Pilares da andragogia
A Andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. ... Essa ciência tem por objetivo ajudar no desenvolvimento e possui características específicas.
A importância da Andragogia está principalmente no fato de que, quando um adulto estuda, não está apenas atrás de informação e conhecimento. Ele quer ir mais além e compreender os motivos pelos quais aprende determinado assunto, e não apenas o que ele significa.
É por isso que a Andragogia é tão benéfica para o mundo empresarial, assim como os treinamentos também trazem grandes benefícios para as empresas. Nada melhor que unir os dois e desenvolver capacitações cada vez melhores. Basta adequar o desenvolvimento dos treinamentos ao perfil e a realidade de cada empresa.
Em sua aplicação no ambiente corporativo, pode-se chamar esse método de Andragogia Empresarial – onde o colaborador se torna responsável por seu aprendizado e o instrutor assume o papel de facilitador desse objetivo.
Nesse sentido, a andragogia propõe um método de aprendizagem muito mais autônomo, no qual o adulto é sujeito atuante na educação e não apenas objeto dela. ... No contexto organizacional, isso é muito relevante, uma vez que estimula o conhecimento prático, tornando o aprendizado mais prazeroso e dinâmico.
A metodologia andragógica tem por fundamento, a educação de adultos. Nesse contexto, levam-se em consideração os saberes já existentes do aluno, sejam eles culturais sociais e históricos para – a partir disso, dar início e andamento ao ensino do adulto. Esta metodologia tem muito do método descrito por Paulo Freire.
A palavra metodologia é uma derivação da palavra “método” (do Latim “methodus“), cujo significado, que tem origem latina é “caminho ou via para realização de algo.” Já a palavra “metodologia”, consiste no campo que estuda os melhores métodos praticados.
Resposta. Explicação: A Unesco adotou em 1980, o conceito para designar a formação continua de adultos.
Significado de Andragogia Etimologia (origem da palavra andragogia). Do grego andros, “adulto” + gogos, “ensinar”; andro- + pedagogia.
Exemplos de metodologias ativas
O SURGIMENTO DO CONCEITO DE METODOLOGIAS ATIVAS Freire, Dewey, Knowles, Rogers, Vygotsky não citam o termo, mas defendiam a aplicação de tais princípios. Se formos mais longe ainda, a filosofia socrática (século V a.C) já buscava ativar os ouvintes através de um método interrogativo.
Alguns princípios sugeridos por Barnes (1989) para a aprendizagem ativa: Propósito: a relevância da tarefa para as preocupações dos alunos. Reflexivo: reflexão dos alunos sobre o significado do que é aprendido. Negociado: negociação de metas e métodos de aprendizagem entre estudantes e professores.