O fato de você comer toda hora pode ser a resposta a esta ansiedade. Com ela, você teria ímpetos de comer em determinados momentos e comidas que possam dar uma sensação de prazer ou conforto. Porém, muitas pessoas ansiosas costumam desenvolver problemas como a compulsão.
Estudo elege os nove alimentos que aliviam a ansiedade
A ansiedade pode tanto aumentar o apetite do paciente quanto diminuí-lo, assim como fazê-lo desenvolver compulsões com alimentos pouco saudáveis. Além disso, causa um sério desequilíbrio hormonal, contribuindo, por exemplo, para o desenvolvimento da obesidade.
A alimentação para diminuir e controlar a ansiedade deve incluir alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano, sendo interessante consumir banana e chocolate negro, por exemplo.
Pode fazer o papel de gatilho ao desencadear outros transtornos, se não for controlada, causando o surgimento de enfermidades psicossomáticas, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) A pessoa não consegue relaxar, pois apresenta preocupação excessiva com a vida e em relação a tudo que envolve sua rotina: estudos, vida profissional, condições de saúde e segurança dos amigos e familiares.
Os sintomas do transtorno são uma mistura de manifestações físicas, psicológicos e emocionais, como suor em excesso, falta de ar, náusea, taquicardia, pânico, irritabilidade e tensão. Eles aparecem com maior intensidade durante uma crise. Já o sentimento de ansiedade é passageiro.