Consequências da má postura A má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.
Para evitar a má postura é importante:
E, principalmente, as atividades de vida diárias (AVDs) podem estar associadas à má postura, como a maneira de se sentar, de se deitar e dormir em colchões inadequados ao peso corpóreo, de carregar peso, dirigir um automóvel, a prática de atividade física inadequada, entre outros.
Má postura causa dores e afeta órgãos; veja 5 táticas para alinhar corpo
Desvios Posturais - Lordose, Cifose e Escoliose - Clínica em São Paulo.
Os tipos de desvios posturais
Curvaturas naturais A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente). NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais.
Postura é a posição adaptada por alguém a uma determinada altura ou relativamente a algum assunto. ... Existem diversos tipo de posturas, como as mulheres japonesas que se sentam "em cima" do pés, com as duas pernas viradas para um lado, ou os braços cruzados como quem está na defensiva ou não apoia um ato.
Resposta. A postura é composta das posições de todas as articulações do corpo em um dado momento, e o alinhamento postural estático é bem mais descrito em termos de posições das várias articulações e partes do corpo (KENDALL, 1995).
Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados.
Saúde e Bem-estar. Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
5 dicas para alcançar a postura correta
Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião. As quatro especialidades estudaram e se dedicaram especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical, sem que haja diferenciação entre eles em termos de qualidade.
O especialista em coluna pode ser ortopedista ou neurocirurgião. Ambos são capacitados para tratarem de problemas de coluna. Na ortopedia (especialidade médica que estuda o sistema locomotor) há subdivisão por áreas de interesse, como cirurgia da mão, do quadril, do joelho, da coluna, ortopedia pediátrica e outras.
Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado. Para curar o nervo ciático inflamado deve-se realizar o tratamento indicado pelo ortopedista ou pelo fisioterapeuta, com remédios, exercícios, e por vezes, fisioterapia.
Exame físico: O teste de Lasègue por ser sensível pode detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. O teste é feito com o paciente deitado e a perna estendida causando uma dor muito forte e irritada até o pé.