Os receptores da retina são de dois tipos:
Retina é uma parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.
Além do mais, às vezes piscamos como reflexo para evitar a ação de agentes externos como, por exemplo, a poeira, impedindo que essa entre em contato direto com a córnea. Quando passamos um tempo sem piscar os olhos começam a arder, pois os mesmos necessitam de lubrificação constante, por isso é tão importante piscar.
Em anatomia, a íris é a parte mais visível (e colorida) do olho de vertebrados, e tem como sua função controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. Existe um orifício em seu centro, chamado de pupila, cuja função é controlar a quantidade de luz que entra no olho.
FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que levam a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.
A imagem formada é uma imagem invertida, pois os raios de luz cruzam-se dentro do nosso olho. É o cérebro que interpreta e descodifica estes sinais que lhe chegam através do nervo óptico, de forma a que possamos ver corretamente.
A região do olho as imagens devem se formar para quem fiquem nítidas é a retina. A organização do olho de acordo com o sentido da passagem da luz é: Córnea, úvea, humor aquoso, pupila, cristalino, humor vítreo e retina, que está diretamente ligada ao nervo óptico, visível em um bom exame oftálmico.