Tipos de suculentas: conheça 10 espécies dessa planta
Existem mais de 22 mil espécies de suculentas catalogadas em todo o mundo. A principal característica que define uma planta como suculenta são suas folhas gordinhas.
5 Suculentas para Ambientes sem Sol Direto
1. Crassula ovata. Começando pela minha top 1 suculenta de sombra, a espécie Crassula ovata, mais conhecida por seus nomes populares, planta jade e suculenta orelha de Shrek. Trata-se de um coringa em qualquer coleção, já que uma mesma espécie pode apresentar múltiplas morfologias e colorações.
As suculentas são originárias de local seco e de sol forte e a maioria delas pode crescer com facilidade em casas e apartamentos ensolarados. A enorme variedade de espécies dificulta o cultivo de uma forma única, mas, por outro lado, estimula quem gosta de colecionar seus diferentes tipos.
Suculentas preferem o sol, em geral elas são plantas resistentes ao clima quente e seco, por isso, prefira posicioná-las em lugares longe da umidade. Em áreas internas da casa, coloque-as próximas de janelas para receberem os raios do sol.
Suculentas: almofadinhas de água Tanta versatilidade tem uma origem muito simples: as suculentas são verdadeiras almofadinhas de água. Assim como os cactos, essas espécies costumam armazenar água em seu interior, se preparando para resistir em períodos de seca. Por isso, suas folhas têm aquele famoso aspecto “fofinho”.
Deve ser colocada sobre a areia, uma camada de esterco curtido (seco, moído, peneirado e isento de plantas daninhas) de aproximadamente, 0,5 cm. As suculentas adoram o esterco, por ser rico em matéria orgânica e ter baixo teor de nitrogênio, esse produto acelera o crescimento radicular e a formação das mudas.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Isso acontece porque a planta, provavelmente, está recebendo água demais – ou está em um cachepô, sem furinhos para que a água que sobra das regas escorra. ... Se sua suculenta estiver em um vaso sem furos embaixo, troque-a de vaso, para impedir que a água fique empoçada nas raízes.
Folhas murchas na suculentas podem indicar falta de água. Para resolver o problema, regue mais a planta e fique atento: não exagere na rega. Veja quando o substrato está seco e regue bem a planta.
Folhas murchas “Se a planta fica muito enrugada, normalmente é um indicativo de desidratação. ... Ijaille explica que a regra de ouro para saber quando regar as plantas é molhar quando a terra secar. “Tudo interfere no tempo que leva pra água secar, então o melhor é ver quando o substrato está seco e regar“, explica.
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.
Suculenta está recebendo pouca Luz As plantas suculentas podem perder suas folhas se mantidas em locais com pouca incidência de luz. Neste caso, você notará seus caules esticados como se buscassem por luz. Este fenômeno é chamado de estiolamento. Este problema, felizmente, é fácil de ser resolvido.
Quando estão sob sol muito forte elas se fecham bem mais para evitar perda de água.
Se sua mistura de solo contiver muita areia, ela compactará seu solo e fará uma mistura muito pesada. Isso resultará na impossibilidade de as raízes das suas suculentas se aprofundarem no vaso da plantadeira e, portanto, não crescerem.
O Sal Amargo é bem fácil de encontrar. Você pode comprar em farmácias de maneira simples e em pequenas quantidades. Portanto, esta é a maneira mais fácil de colorir suas suculentas e mini suculentas. Para fazer com o Sal Amargo você deverá diluir meia colher de café da substância em 1 litro de água.
Colorir suculentas com corante alimentar Para isso, dilui-se uma colher de chá de corante alimentar em 250ml d'água. Isso feito, basta despejar o líquido sobre o substrato, como em rega. Após um ou dois dias, a planta terá absorvido o corante alimentar enquanto sugava a água.