O CDC traz em seu texto, artigo 37, a definição legal do que é propaganda enganosa ou abusiva, bem como descreve, em seu artigo 67, o crime relacionado à prática das referidas condutas, com previsão de pena de detenção de até um ano e multa. Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.
CDC - Lei nº 8.
De acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma publicidade é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando traz uma informação falsa capaz de dar uma ideia diferente da realidade do produto ou do serviço ofertado.
Caso o problema não seja resolvido, a vítima de propaganda enganosa pode registrar uma ocorrência na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.
De acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma publicidade é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando traz uma informação falsa capaz de dar uma ideia diferente da realidade do produto ou do serviço ofertado.
A publicidade abusiva incitar a violência; explorar o medo ou superstição das pessoas; desrespeitar o meio ambiente; induzir o consumidor à insegurança ou a um comportamento prejudicial à sua saúde.
Veja os principais cuidados para evitar a propaganda enganosa e o marketing apelativo.
Por exemplo: Uma empresa fabricante de celulares anuncia seu produto como sendo a prova de água, e quando o consumidor deixa o produto na umidade o aparelho deixa de funcionar. 2) Publicidade enganosa omissiva – é a publicidade que induz o consumidor em erro por falta de informação.
O puffing, também conhecido como o exagero publicitário, é técnica de publicidade que se baseia na prestação de informações de forma extravagante para convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço.
Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
A contrapropaganda tem a finalidade de desfazer os efeitos negativos originários da veiculação da publicidade enganosa ou abusiva, de modo a corrigir a informação dada ao consumidor sobre a aquisição de determinado produto ou a prestação de determinado serviço.
A imposição da contrapropaganda é medida que se impõe de forma judicial ou administrativa, como meio de efetiva prevenção e reparação dos danos dos consumidores, nos termos do inciso VI do artigo 6º da lei consumeirista, por tal razão não se trata de medida para denegrir a imagem do fornecedor ou de seu produto, mas ...
O objetivo principal de toda propaganda é atrair um público consumidor (podemos ver isso através de recursos que utilizam, como a linguagem apelativa), para que o produto à venda seja um sucesso.
As campanhas de conscientização são o conjunto de ações na promoção de apoio a iniciativas de solidariedade e de promoção à vida. Tem como objetivo promover a vida, despertando a consciência sobre o cuidado com a saúde do corpo e da “casa comum” que é o planeta terra.
O outdoor é, sem dúvida, uma das mídias exteriores mais conhecida e usada em todo o país. Presente nas ruas de inúmeras cidades, rodovias e vários outros pontos de grande movimentação, essa mídia ajuda a divulgar produtos, promoções e ainda a reforçar a imagem das marcas.
1-) o outdoors é feito para conter uma mensagem rápida e de fácil compreensão. ... Ele por ter palavras escolhidas ,palavras certas , e por estar também no local pesquisado atingue RAPIDO a mensagem sendo de fácil compreensão.
Além disso, o outdoor é um anúncio que é exibido 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois não depende de programação, nem de tiragens ou outros pontos, como as mídias tradicionais. Por isso, o custo de um outdoor pode valer muito a pena.
Resposta: Um outdoor é uma placa que anuncia ou faz uma propaganda de algum produto ou empresa.
O custo de um outdoor, se comparado à TV ou rádio é bem menor. Seus valores variam de 500 a 2.
Outdoors podem ser instalados em áreas públicas ou privadas. Para ambas, normalmente exige-se autorização da prefeitura. Em locais de posse do município, normalmente os outdoors são instalados a partir de concorrência pública entre as empresas interessadas.
Também são usados apliques em madeira.
A principal diferença entre a mídia indoor e a mídia outdoor é o local em que elas podem ser encontradas. Basicamente, a primeira é instalada dentro de aeroportos, casas lotéricas e outros lugares fechados. Enquanto a exterior é vista pelas ruas e estradas.
Basicamente, o outdoor serve para levar até o seu público alvo informações importantes sobre a sua empresa, o seu produto ou negócio, com o intuito de chamar a atenção do mesmo para, mais tarde, convertê-lo em um cliente efetivo.
Quais são os principais tipos de propaganda?