Eles estão a 23º26' da Linha do Equador. O Trópico de Câncer corta 17 países do Hemisfério Norte, como México, Egito, Argélia, Arábia Saudita e o Havaí. Já o Trópico de Capricórnio atravessa onze países da América do Sul, África e Oceania, como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Madagascar e Austrália.
As zonas térmicas. Entre os Trópicos de Capricórnio e Câncer está a Zona Tropical, entre o Trópico de Câncer e o círculo polar ártico está a Zona Temperada do Norte, entre o Trópico de Capricórnio e o círculo polar antártico está a Zona Temperada do Sul.
Clima Tropical
(Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical. ... IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
Cartograficamente, o nosso planeta possui dois trópicos: o de Câncer e o de Capricórnio, linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador. O primeiro “corta” os territórios de dezoito diferentes países, incluindo os Estados Unidos, a China, a Arábia Saudita, o Níger, a Índia e outros.
Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas? Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas.
Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os paralelos mais conhecidos. Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.