Os sintomas da gravidez na pré-menopausa são os mesmos de uma gravidez em qualquer outra fase da vida, porém, devido à ausência da menstruação, ela pode ser percebida tardiamente, então, é importante que a mulher sempre fique atenta aos sinais, como sensibilidade nas mamas, irritação e dor pélvica.
A mulher que apresenta o quadro de menopausa possui uma chance menor que 10% para conseguir engravidar naturalmente. A partir de procedimentos de implantação de óvulos, por meio de ovodoação e Fertilização In Vitro, as chances para que uma mulher com menopausa precoce engravide aumenta para até 50%.
As chances de alguém com 45 anos engravidar sem se submeter a nenhum tratamento de fertilização são bastante baixas: menos de 1%, segundo especialistas.
A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.
Porque a mulher não menstrua, não quer dizer que ela não possa ovular! Muitas mulheres engravidam mesmo se não tiverem um período menstrual regular justamente por ovular após um período aceitável. Por isso afirmamos que sim é possível ovular e não menstruar, afinal quem não menstrua ovula também.
Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.