Conheça alguns dos possíveis sinais da manifestação das alucinações.
As alucinações mais comuns na Esquizofrenia são do tipo auditivas, seguidas quase que raramente pelas alucinações visuais. Durante as alucinações auditivas, o paciente pode escutar vozes, sem nenhum estímulo externo a ele, o que é conhecido como alucinação audioverbal.
A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.
Sem tratamento, esquizofrenia piora a cada crise “É caracterizada, principalmente, pelo que chamamos de sintomas psicóticos, como alucinações visuais e auditivas, sensação de ser constantemente perseguido ou ameaçado por outras pessoas”, explica a profissional.
Sintomas da esquizofrenia
Exame de sangue permite diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade. Metodologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros permite diagnosticar, com base em um único exame de sangue, duas doenças psiquiátricas com sintomas semelhantes: esquizofrenia e transtorno bipolar.
Não, não há exames acessíveis para se confirmar o diagnóstico de transtorno bipolar. Uma avaliação diagnóstica, como o diagnóstico de transtorno bipolar, só é realizada com um psiquiatra, através de instrumentos e outros procedimentos que apenas o psiquiatra é capacitado a realizar.
O diagnóstico de um transtorno mental é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Dependendo da gravidade do caso, é necessário encaminhar o paciente para médicos especialistas em determinados tipos de transtorno, ou mesmo recorrer à internação.