Desinências nominais são morfemas que, quando juntos a algumas palavras, especialmente substantivos e adjetivos, indicam sua flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Exemplos: -o: desinência nominal indicativa do gênero masculino.
Mas antes de definir lexema vamos apresentar alguns exemplos: As palavras menino, menina, meninos e meninas fazem parte de um mesmo lexema. As palavras cantar, cantei, cantamos, cantarias e cante compõem um lexema verbal. As palavras lindo, linda, lindos, lindas, lindinha e lindíssima integram o mesmo lexema adjetivo.
Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.
Sufixo adverbial é aquele que é formador de advérbios. Existe apenas um sufixo adverbial em nossa língua portuguesa: o sufixo -mente, que em geral é formador de advérbios de modo.
Gramática. Os sufixos verbais são os afixos que se aglutinam ao radical de substantivos e adjetivos para dar origem a um verbo. ... Esse tipo de segmento é chamado de sufixo verbal, ou seja, é o afixo que, ao se unir a um radical, dá origem a verbos.