No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
Quando o hematoma não é tão profundo e nem tão grave, ele some sim espontaneamente, sem que seja preciso um tratamento com remédios, pomadas. Já quando é um caso mais grave, quando passa um tempo e é perceptível que não vai sumir, é necessário que se procure um médico e ele receite o que é mais adequado.
Amarelo: Finalmente, a reta final do hematoma está próxima. De verde, a contusão passa a ter uma cor amarelada. Isso se dá pela decomposição final da hemoglobina, chamada bilirrubina. Isto acontece de forma muito rápida.
Pelo fato de que os hematomas são formados a partir do sangue que encontra-se "parado" naquele lugar, por conta da obstrução de vasos sanguíneos.
Em geral, ficamos com marcas roxas, ou hematomas, depois de sofrer algum tipo de trauma, como uma pancada, que faz alguns vasos se romperem e o sangue vazar para o tecido mole que existe embaixo da pele.
Nos primeiros momentos após a lesão, o sangue que acabou de escapar está rico em oxigênio, por isso mantém a tonalidade vermelho clara que faz com que o hematoma ganhe cor rosa ou avermelhada.
Segundo o médico intensivista, Marco Antonio Aquino, o hematoma surge pelo extravasamento de sangue dos vasos, causado pelo impacto da batida. Uma maneira de diminuir o roxo é colocar gelo no local logo no inicio da lesão, porque causa uma vasoconstrição (diminuição do vaso) pela ação do frio.
Equimose é o termo médico para o hematoma comum. A maioria das contusões se formam quando os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele são danificados, geralmente por impacto de uma lesão. A força do impacto faz com que os vasos sangüíneos se abram e vazem sangue.
São pontos hemorrágicos maiores que as petéquias, chegam a cerca de 1cm. Também ocorre por diapedese, mas podem ocorrer também por reunião de petéquias.
Hematoma é o acúmulo de sangue extravasado em uma párea traumatizada, seja num acidente ou numa cirurgia. Quando sofremos uma pancada em alguma parte do corpo, os vasos sanguíneos superficiais se rompem e o sangue se espalha sob a pele, deixando um rastro arroxeado.
Normalmente ocorre por traumatismos ou alguma alteração hematológica, como extravasamento dos capilares, sendo acompanhado de dor, rubor e inchaço. Já o hematoma se trata de um extravasamento do sangue dos vasos sanguíneos e linfáticos para a pele, acumulando-se no tecido subcutâneo.
Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática.
O tratamento é feito a base de medicamentos capazes de reduzir o acúmulo de líquidos como diuréticos e corticoides, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, alguns casos barbitúricos e outros medicamentos que auxiliem o metabolismo cerebral e a circulação sanguínea.
Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.