Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768); Arcadismo (de 1768 a 1808);...Representam o período as seguintes escolas:
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
· Modernismo (de 1922 a 1945); · Tendências contemporâneas. Nesse mesmo sentido literário quero ainda, citar um dos eventos literários mais importantes do Brasil que é a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). O evento é comemorado em 1º de maio o Dia da Literatura Brasileira.
O nome dado a esse movimento ou Escola Literária foi o de Realismo. Enfim, por tudo o que vimos até aqui, a definição da Escola Literária atual como Pensadorista ou Originalista deverá ser acolhida como uma espécie de tentativa de explicar o “fazer literário” dos nossos dias.
A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.
Resposta. porque a literatura é uma forma de expressão do indivíduo, através dela os escritores manifestam seus sentimentos por palavras, assim como os artistas se manifestam através das artes visuais (desenho, pintura, escultura...).
A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.