Protágoras
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
Não foi a cicuta que matou Sócrates, o que matou Sócrates foi o medo e a intolerância do novo, do pensar diferente ou mesmo divergente do que já estava estabelecido.
cicuta
Mas eis a hora de partir: eu para morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo ninguém o sabe, exceto os deuses. A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte. ...
Sócrates proferiu então: "Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem pagai a minha dívida, pensai nisso". in Platão, Fédon, 116b _ fim. Críton ainda lhe perguntou se não teria mais nada a dizer, mas estas foram as suas últimas palavras.
só sei que nada sei
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." "Só sei que nada sei." "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." "O verdadeiro conhecimento vem de dentro."
Para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. ... Sócrates percebeu que ele era sábio porque, dentre os sábios, era o único que julgava não saber e buscava o verdadeiro conhecimento.
A concepção de verdade. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão. Assim, a verdade depende da veracidade, da memória e dos detalhes. ... Em outras palavras, a verdade é convencionada pelo grupo que possui crenças em comum.
Pensamentos de Sócrates
A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.