O Plano Municipal é um documento que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas do município, para o período determinado.
O Plano de Ensino é um plano de ação; é o registro do planejamento das ações pedagógicas para o componente curricular1 durante o período letivo. É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração e uso obrigatórios.
O plano de ensino ou programa da disciplina deve conter os dados de identificação da disciplina, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia, avaliação e bibliografia básica e complementar da disciplina.
Enquanto o plano de ensino abarca um longo período, a visão geral da matéria (macro), o plano de aula é o roteiro de cada aula, cada encontro (micro). É através do plano de aula que o professor vai poder sistematizar o conteúdo de cada compromisso, elencando objetivos, metodologia e bibliografia.
Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
O plano de disciplina deve possuir um objetivo construído para uma dada realidade. O objetivo por sua vez, deve ser real, deve ser fundamentado em uma ação concreta. A clareza e transparência tornam-se assim, aspectos fundamentais a serem observados.
Assim como a gestão, o planejamento deve estar presente em todas as áreas de nossas vidas. ... O papel do gestor nesse aspecto é elaborar um planejamento em conjunto com a equipe, deixando que as ideias dos membros fluam, sejam organizadas e criem um plano de ação.
Um plano de ação é uma forma organizada e que segue uma metodologia definida para definir metas e objetivos, as atividades que devem ser realizadas, apontar os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar o andamento de um projeto, para que se possa atingir os melhores resultados.
Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
O quê? (What?): Nessa coluna são listadas cada uma das etapas para o alcance do objetivo. Por quê? (Why?): Explica a importância de executar essa tarefa. Onde? (Where?): Mostra onde a ação será executada. Quando? (When?): Estipula o período e o prazo para a realização da tarefa.
O conceito de 5W e 2H pode ser definido como sendo uma ferramenta da qualidade, utilizada para elaboração de plano de ação, que identifica as ações e as responsabilidades de quem irá executar, através de um questionamento, capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementada.
Com um estranho nome, mas com grande eficácia para criação de planos de ação, o 5W2H tem como objetivo permitir que as atividades e metas propostas para o crescimento, ou mudança, de uma organização possam ser efetivadas, por meio de perguntas ao gestor ou empreendedor.
Quais as Vantagens do 5W2H
5W2H é uma metodologia de elaboração de planos de ação. Através dela, são definidos projetos especificados a partir da resposta de 7 perguntas relacionadas com as letras “W” e “H”: what? (o que?); who? (quem?); when? (quando?); where? (onde?); why? (por quê?); how? (como?); how much? (quanto custará?).
5W2H exemplos nas empresas de seu uso: incentivar a criação de hábitos que aumentem a produtividade da equipe; organizar a mudança dos colaboradores para um novo local de trabalho da empresa; implementar um novo sistema ERP (ou CRM, etc.) para uso dos colaboradores do negócio.