Para o diagnóstico podem ser necessários os exames: ecocardiograma; eletrocardiograma; raios-x do tórax; tomografia computadorizada; ressonância magnética; e exame de sangue para detectar a presença de bactérias.
No caso do coração, pode deixar sequelas por toda a vida e até levar à morte. “As Válvulas Cardíacas são as únicas estruturas que ficam com sequelas após a Febre Reumática, como insuficiência valvar e/ou estenose valvar, colocando a vida das pessoas em risco.
A cardiopatia reumática ou doença cardíaca reumática descreve um grupo de doenças cardíacas agudas ou crônicas que podem ocorrer como decorrência da febre reumática . A febre reumática é uma doença inflamatória que começa com infecções na garganta .
Valvopatia reumática Após a infecção, o sistema imune do ser humano começa a formar anticorpos contra essas bactérias, mas que em determinado momento, confundem os antígenos do coração com os antígenos das bactérias levando a uma agressão à diversas estruturas cardíacas, incluindo as valvas.
Entre as maiores preocupações dos reumatologistas, estão os efeitos da artrite reumatoide na saúde cardiovascular, pois a doença estimula um processo inflamatório crônico, o que favorece quadros de aterosclerose (formação de placas na parede dos vasos, podendo levar à obstrução dessas estruturas).
Por que as pessoas com artrite reumatóide tendem a ter mais ataques cardíacos e derrames do que a população em geral? Portadores de lúpus e de artrite reumatóide têm risco 60% maior de desenvolver um tipo de arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial, uma das principais causas de acidente vascular cerebral (AVC).
A febre reumática ou reumatismo no sangue, como é conhecida popularmente, é uma doença que ataca articulações, coração e sistema nervoso, inflamando-os. A causa é uma infecção de garganta pela bactéria estreptococo beta-hemolítico que não recebeu tratamento ou foi mal curada.
O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo.
O tratamento para reumatismo nos ossos deve ser orientado pelo ortopedista ou reumatologista, e pode incluir a toma de remédios, uso de pomadas, infiltração de corticoide, e sessões de fisioterapia, que são indispensáveis para o sucesso do tratamento.
Quais os sinais de reumatismo?
Não é possível diagnosticar fibromialgia com uma radiografia ou exame de sangue. O médico identifica a doença pelos sintomas relatados e por um exame físico, que identifica os pontos dolorosos no corpo.
Sintomas da artrite reumatoide
Os sintomas de artrite como inflamação ou dor nas articulações podem ser aliviados com o uso de pomadas anti-inflamatórias contendo cetoprofeno (Profenid gel) ou piroxicam (Feldene emulgel).