Dessa forma, a potência exploradora consegue se desenvolver às custas das riquezas encontradas nas colônias exploradas, que se tornam cada vez mais parte do Império explorador e reféns das suas ordens. Um exemplo que retrata muito o colonialismo foi o descobrimento do Brasil.
Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Porque durante os 30 primeiros anos do século XVI, pelo esquema mercantilista, as terras ocupadas só tinham importância se tivessem produtos de alto valor comercial a oferecer, a começar pelos metais preciosos e o Brasil de imediato só tinha o pau-brasil, ou seja nada aqui foi encontrado nesse período exceto isso.
1- As terras ocupadas só tinham importância quando ofereciam produtos de alto valor comercial, a começar pelos metais preciosos. Aqui nada fora encontrado que valesse a pena para os interesses comerciais europeus. 2 -Eles exploravam o pau-brasil,e para acelerar o processo trocavam utensílios com os indígenas...
Resposta. 1-) Depois de uma viagem de Vasco da Gama ás Índias em 1498, as especiarias orientais se tornaram a prioridade de Portugal. Então eles não se preocupavam em colonizar o Brasil, por isso que o sistema de feitoria ficou no Brasil até 1530 pois ele só servia para fornecer matéria prima para o Império Português.
Resposta. eu acho que é porque eles descobriram o Brasil e como o Brasil tinha muitas matérias-primas e outros objetos e alimentos, passaram a roubar do Brasil e parar de comprar dos italianos, espero que ajude!
Resposta. Pois eles não encontraram ouro e prata, metais que os reis tanto cobiçavam na época. Além disso, os interesses dos portugueses se concentravam nas especiarias orientais.