São características do gênero textual resumo: apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra. nãoapresentarjuízoscríticosoucomentários pessoais. não respeitar a ordem das ideias e dos fatos apresentados. empregar linguagem clara e objetiva.
A resenha é um gênero textual cuja principal característica é a objetividade. Contudo, é preciso cautela para não confundir objetividade com superficialidade. A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ...
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
O fato é que a crítica, ora concebida como um gênero textual e também conhecida por resenha crítica, encontra-se inserida no meio jornalístico, cuja intenção é descrever um objeto cultural, seja um filme, livro, CD, peça teatral, entre outras modalidades.
A crítica é um gênero textual que tem como objetivo descrever algo, geralmente um item cultural como um filme, um livro, uma peça de teatro, um CD, etc. ... Por exemplo, a crítica de um filme costuma expor os pontos positivos e negativos daquele filme e nos dizer se ele é bom ou ruim, e se vale a pena que assistamos ele.
Se por um lado, a crítica se resume em fazer afirmações negativas sobre as motivações da outra pessoa, podendo incluir ordens e ultimatos, o feedback negativo procura responder ao resultado real do comportamento daquela pessoa, objetivando que ela reflita os pontos positivos de uma mudança.
substantivo feminino Análise avaliativa de alguma coisa; ação de julgar ou de criticar: submeteu o livro à crítica do professor. [Por Extensão] Avaliação negativa; censura ou condenação.
A crítica pode errar, não enxergar todos os lados, mas ela serve para chamar a atenção de pontos que devem ser reverenciados, indicando onde chef, empresário e equipe acertaram e, ao mesmo tempo, mostrar aspectos para serem melhorados, observados e corrigidos.
Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas:
É necessário conhecer as regras para a construção de texto, determinando o enredo, usando vários métodos literários, analisando o sistema figurativo, etc. Para isso, você precisa ser um filólogo e, possivelmente, um escritor.
Como escrever uma crítica literária?