Condições que podem sofrer influência do desequilíbrio na microbiota
Nosso corpo apresenta uma grande quantidade de bactérias, sendo algumas benéficas e essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Os micro-organismos que crescem em nosso corpo formam a nossa microbiota, também chamada de flora e microflora.
Eles estão em equilíbrio com o corpo humano e tem funções distintas: decompõem compostos que seriam tóxicos, na sua ausência, estimulam o sistema imunológico, estão presentes na síntese de algumas vitaminas e aminoácidos.
Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.
A boca é uma colônia de bactérias, que se alojam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa. Caso essas bactérias entrem na corrente sanguíena (por conta de uma limpeza, cirurgia na boca ou infecção) elas podem chegar ao coração, causando problemas graves, como a endocardite bacteriana.
Atitudes clássicas, como uso regular da escova, da pasta com flúor e do fio dental, além de enxaguatórios bucais indicados pelo dentista, são fundamentais para manter as bactérias sob controle. Outro conselho é seguir uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar e carboidratos simples.