Pesquisas revelaram sérios efeitos dos agentes físicos no homem, tal como: aceleração da pulsação, aumento da pressão sanguínea, sobrecarga do coração, tensões musculares, secreções anormais de hormônios, nervosismo, fadiga mental, prejuízo no desempenho no trabalho, irritabilidade, dificuldades mentais e emocionais.
Como prevenir?
Grupo 1 - (verde) = refere-se aos riscos físicos, os ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Grupo 2 - (vermelho) = os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos.
Evitar ou, ao menos, minimizar os efeitos potenciais dos fatores de riscos ambientais, é possível através da criação de programas de prevenção, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que visa a criação de ações para a preservação da integridade dos trabalhadores.
Os riscos ambientais de trabalho podem ser agentes físicos, químicos ou biológicos, riscos de acidentes e riscos ergonômicos, podendo causar danos à saúde do profissional em função da sua natureza, concentração, intensidade, tempo de exposição ou falta de equipamentos de proteção apropriados.
Por outro lado, os fatores de proteção estão associados aos recursos individuais que reduzem o efeito do risco, enquanto a resiliência é muitas vezes relacionada a fatores protetores individuais que predizem conseqüências positivas em indivíduos expostos a um contexto de risco.
Considera-se fator de risco (FR) alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, podendo ocorrer em qualquer parte da cadeia causal 1. Barbosa LMM, Machado CB.
Principais Fatores de Risco
Conheça os principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
Resposta. Resposta: Os(as) amigos(as) podem ser fatores de risco quando eles influenciam a pessoa com bebidas e drogas,mas vem o papel da escola e da família alertar o jovem que essa "amigo" é má influencia e que pode fazer mal para ele.
A poluição do ar é o primeiro maior fator de risco geral para a saúde humana em todo o mundo.
Negligenciar doenças crônicas pode causar problemas de saúde graves. No caso do diabetes, algumas das consequências envolvem: perda da visão, arteriosclerose e infarto. Já no caso de hipertensão os problemas que podem ocorrer em decorrência da doença são AVC, infarto e doença renal crônica.