Segundo a Wikipedia: Utopia: Tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. ... Distopia: é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"./span>
Significado de Utópico adjetivo Que se refere à utopia; característico da utopia. [Por Extensão] Que possui caráter de utopia; que está no âmbito do sonho; que é resultado da imaginação; quimérico ou fantasioso. Etimologia (origem da palavra utópico).
Utopia é uma palavra frequentemente usada em português e em outras línguas para designar uma sociedade ideal, embora de existência impossível, ou uma ideia generosa, porém, impraticável. ... "Não lugar", portanto, ou lugar inexistente, é o modo irônico com que o pensador batizou sua sociedade perfeita.
É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”. No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores.
A sociedade ideal seria aquela em que todos possuiem direitos iguais,zero na taxa de criminalidade,e uma sociedade em que um respeita o outro,grande quantidade de riqueza,e uma vida tranquila. exatamente o contrario do estado em que a sociedade se encontra hoje shuashua./span>
Utopia descreve uma república imaginária governada pela razão e tem como objetivo contrastar com a realidade cheia de conflitos da política europeia da época. O livro Utopia, na verdade, remonta a uma ilha imaginária em temas considerados atuais até hoje, como a paz, guerra, finanças, poder, colonização e economia.
Thomas More (1478-1535) foi um político, humanista e diplomata inglês, membro do parlamento e chanceler no reinado de Henrique VIII. Autor da obra “Utopia”, onde defende uma sociedade ideal, regida pela lei e pela religião, e critica os males políticos e econômicos de seu tempo./span>
Utopia platônica: a desigualdade planejada A idealização de Platão, desse modo, aponta para uma possível igualdade primordial na repartição de bens, mas para uma bem calculada desigualdade no que se refere ao direito ao poder e ao saber.
O termo Utopia foi criado pelo inglês Thomas More para intitular um romance filosófico em 1516. Para compor a palavra, Thomas More juntou duas palavras gregas: "ου" (não) e "τοπος" (lugar), ou seja, se formos interpretar a palavra seguindo sua etimologia, Utopia significa um lugar que não existe na realidade.
A distopia Em 1868, o filósofo John Stuart Mill, num discurso no Parlamento popularizou o termo “distopia” para indicar o oposto da utopia. “O que é demasiadamente bom para ser tentado é utópico, o demasiado mau é distópico.”
O significado negativo da palavra utopia indica o traço definidor do discurso utópico, qual seja, o não-lugar é o que nada tem em comum com o lugar em que vivemos, a descoberta do absolutamente outro.
O relato Lutando na Espanha (1938) é resultado dessa experiência, que também o pressionou a escrever A revolução dos bichos e 1984 como denúncias aos descaminhos da Revolução Russa, sob a forma de distopia – a descrição de um lugar fora da história, em que tensões sociais e de classe estão aplacadas por meio da .../span>
Retrotopia é o último livro de Bauman, em que o grande pensador da modernidade líquida, falecido em janeiro de 2017, disseca o fenômeno atual de busca por um mundo melhor não mais no futuro a ser construído, mas em ideias e ideais do passado, como nacionalismos exacerbados e fechamento de fronteiras./span>
Elementos Comuns de uma Distopia
Uma distopia, portanto, é, uma história com uma lição. Em geral, envolve a denúncia de regimes ditatoriais, tirânicos e autocráticos. Mas, mais do que isso, é uma janela escancarada para as consequências de qualquer tentativa de moldar e dar direção a algo tão plural quanto a civilização./span>
Significado de Distopia substantivo feminino Lugar hipotético onde se vive sob sistemas opressores, autoritários, de privação, perda ou desespero; antiutopia. ... [Literatura] Obra literária que descreve uma sociedade hipotética e autoritária. Etimologia (origem da palavra distopia). Do grego dys + topos + ia.
Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade.
A diferença entre realidade e ficção é que a ficção trata-se de uma história que não é verdadeira, sempre havendo invenções fruto da criatividade, por mais que o contexto da história pareça verdadeiro. ... A realidade é como ela é; as pessoas nascem, vivem e morrem de maneira natural, tal como agem como querem./span>
1 Qualidade ou estado do que é real. 2 O que existe realmente; o que tem existência objetiva, em contraste com o que é imaginário ou fictício; fato real, realidade, realeza.