O expansionismo alemão manifestava a ideologia nazista, que, após ascender ao poder em 1933, procurou formar um império (chamado Terceiro Reich) no que era chamado de Lebensraum, ou “espaço vital”, uma área da Europa que, por suposto, pertencia historicamente aos germânicos.
A ditadura de Hitler baseava-se em suas posições como Presidente do Reich (chefe de estado), Chanceler do Reich (chefe de governo), e Führer (chefe do Partido Nazista).
O expansionismo alemão foi o período (que se iniciou no Século XIX) foi marcado pela tentativa de conseguir novos territórios coloniais na África, novos entrepostos comerciais na Ásia e anexar territórios na Europa, tendo sido a causa de ambas as guerras mundiais.
Resposta. A Conferência de Munique foi consequência da tensão criada na Europa pela política de expansionismo territorial promovida por Hitler durante a década de 1930. Essa política fazia parte de um elemento da ideologia nazista chamado “lebensraum”, conhecido em português como “espaço vital”.
* Também chamada de Grandes Navegações , foi um movimento que ocorreu na Europa, a partir do séc. XV, quando países europeus – liderados por Portugal e Espanha – lançaram-se na conquista dos mares.
Tem mais depois da publicidade ;) O primeiro passo para que a ideia do “espaço vital” fosse implementada seria o fortalecimento militar da Alemanha. No entanto, a militarização desse país estava proibida pelo Tratado de Versalhes, imposto pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial.
Resposta: pois eles não queriam que ocorresse a guerra. Explicação : aí eles deixaram o Hitler invade alguns pequenos territórios que não tinha muita importância para evitar a guerra. por isso tardaram a reagir, só Quando viram que a guerra ia acontecer de qualquer jeito...
Na madrugada de 10 de maio de 1940, a Alemanha iniciou a grande ofensiva ocidental, ou Caso Amarelo, denominação dada pelos estrategistas alemães. Depois que aviões alemães jogaram minas diante dos portos belgas e holandeses, foi iniciada a invasão pelas tropas alemãs de infantaria às 5h35min de 10 de maio de 1940.
O expansionismo alemão conduziu o mundo até a Segunda Guerra Mundial devido aos territórios tirados da Alemanha no Tratado de Versalhes ,os quais segundo Hitler deveriam ,ser reincorporados ao Reich. isto levou a incorporação da Austrália em 1938, dos sudetos em 1939 e da Tchecolovaquia também em 39.
É uma manobra estratégica, causada por pragmatismo, temor da guerra ou convicção moral, pela qual um Estado-nação aceita condições impostas por outro ou outros, ao invés de resistir pela força das armas.
A Teoria do Espaço Vital é uma ideia que surgiu da revolta pela Alemanha ter perdido territórios depois da Primeira Guerra Mundial. É uma ideia relacionada a todas as outras, de que a raça ariana deveria ter um único território e expandi-lo ao máximo, formando “um guia, um império, um povo”, conforme dizia Hitler.
No dia 26 de maio de 1942, começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. ... Foi nessa região que as divisões de tanques dos Aliados começaram um ataque decisivo às forças do eixo teuto-italiano em maio de 1942.
No mês de junho de 1944, as forças aliadas dominaram a cidade de Roma. No ano subseqüente, as forças antifascistas italianas capturaram Benito Mussolini, que foi condenado ao fuzilamento. Mediante a possibilidade real de vencer o combate, já em 1943, os aliados realizaram a Conferência de Teerã.
Resultado do Dia D. O desembarque dos soldados Aliados na Normandia começou na noite do dia 5 de junho de 1944, com paraquedistas saltando em diferentes posições. A ação dos paraquedistas foi considerada desorganizada, pois muitos foram mortos pelos alemães, enquanto outros morreram afogados em pântanos.
Resposta: O dia D! O desembarque na Normandia, no dia 6 de Junho de 1944, da invasão dos Aliados da Normandia na Operação Overlord durante a Segunda Guerra Mundial.