Características gerais Não têm grande desenvolvimento tecnológico. São, em sua maior parte, caçadores -coletores e como tais seminômades ou nômades. São abstratos, onde as regras eram decoradas e passadas de pessoa para pessoa da forma.
A educação nas sociedades agrafas e o surgimento da escrita na antiguidade seguiam um contexto totalmente opostos, pelo fato de um ter escrita e o outro não. No primeiro cenário, podia - se ver o ensino era mais embarcado, ou seja, ensinava o aluno para realizar uma atividade em específico na sociedade.
A educação difusa compreende aquela qe visa atender às demandas de um ensino, que apresenta grandes disparidades além de diferenças como qualquer ensino existente. Isso porque a mesma reconhece as necessidades diferentes de cada indivíduo e busca supri-las.
Características gerais dessa sociedade: 1) não possuem Estado; 2) não possuem classes sociais; 3) não possuem escrita, 4) não possuem comércio, 5) não possuem história, 6) não possuem escola. ... Por exemplo, o trabalho das mulheres ganha um caráter social, pois ela não está ligada ao trabalho doméstico.
A definição correta de educação “difusa” é: 1- Não possui um foco, um direcionamento, pois ela ocorre a todo o momento, em todos os lugares, através da imitação das atividades cotidianas, nas cerimonias e nos rituais. 2-Organização tradicional em pequenos espaços, os liceus.
A Educação Difusa. Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.
A educação difusa tem como características não ser teórica e ser baseada na imitação dos adultos. Não é teórica na medida que tem objetivos eminentemente práticos: neste modelo o que desejamos é ensinar aos mais jovens como realizar as tarefas do trabalho cotidiano.
Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.” ...
A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.
Termo atribuído à educação desenvolvida fora dos estabelecimentos de ensino ou que ocorre sem planejamento. Uma característica marcante dessa educação é a aparente naturalidade do processo, ocultando valores, signos e até preconceitos. ...
O que é espaço formal e informal ?? Espaço formal e aquele onde você precisa seguir os critérios que o lugar opõem. Ex: diante do juiz não pode desreipetar as regras. Espaço informal e aquele q eu você não precisa seguir as ref as ou critérios, você faz o que quer. Ex: sua casa, você faz o que quer nela.
A educação sistemática segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
Sistemática, quando ocorre um ambiente em que o conhecimento é estruturado para tal; assistemática, quando se dá em outros momentos do dia, nas relações sociais, em casa, assistindo televisão, brincando, ou seja, em qualquer outra manifestação não-formal.
tentar sistematizar o que é assistemático, quer dizer, de procurar características comuns e constantes em parágrafos carentes de estrutura típica.
James Liebman define aprendizagem evolutiva como “uma maneira disciplinada de melhorar”. Diferentemente de outras abordagens, esse conceito se traduziria em uma maneira de aprender rápido com a experiência das pessoas próximas ao problema que precisa ser resolvido.