A maioria dos moluscos apresenta concha protegendo seu corpo. A organização corporal dos moluscos envolve três partes básicas: pé, massa visceral e manto.
Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
bivalves
Classe Bivalvia Alguns exemplos são as ostras, os mexilhões e os mariscos. Possuem uma concha composta por duas partes, chamadas de valvas, articuladas por uma espécie de dobradiça situada na região dorsal. Possuem uma cabeça reduzida e um pé estreito que lembra a forma de um machado.
Sua concha possui duas partes que encerram completamente o corpo do animal. Os exemplos mais familiares são as ostras, os mexilhões e os mariscos. ... São o polvo, a lula, o náutilo e o calamar, animais exclusivamente marinhos.
Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. A palavra bivalve significa “duas valvas”. Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole.
Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce.
Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha.
Os bivalves são os únicos moluscos que não têm rádula e alimentam-se por filtração através dos sifões, as únicas partes do corpo mole que estes organismos conseguem fazer sair da concha. Geralmente há dois sifões, servindo um para aspirar a água carregada de pequenos organismos e algas e o outro para expelir.
As lulas são moluscos, da classe dos cefalópodes, que vivem no mar e respiram por meio de brânquias. Cefalópodes é uma palavra de origem grega, sendo que kephalé = cabeça e podos = pés. O corpo das lulas é dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos.
Significado de Rádula substantivo feminino Zoologia Língua áspera, raspante, dos moluscos (exceto os bivalves).
A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos.
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.