Também conhecidos como aqueus, os micênicos foram a última grande civilização do período Pré-Homérico, tendo uma sociedade marcada pelo comércio bastante ativo, e pela aristocracia guerreira.
A civilização minoica passou pela transformação de uma economia agrícola para uma economia baseada e voltada para o comércio exterior, com outros povos e outras culturas. Por exemplo: em suas trocas comerciais negociavam metais como o cobre, com Chipre e o ouro com o Egito.
A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre o século XXX e XV a.C. Foi redescoberta no começo do século XX durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans.
Principais cidades da civilização minoica foram: Palakaistro, Kania, Creta, Rusólakos, Lícia, Cnossos, Zakros, Caria, Mirtos, Gournia e Tilisos. E onde fica Creta hoje? Com 8 336 km² de área, Creta é a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mediterrâneo.
A grande Civilização Micênica foi formada na Grécia continental a partir de 1600 a.C., com a construção de grandes cidades e a existência de intenso comércio com outros povos. A Civilização Micênica desenvolveu-se na Grécia continental, aproximadamente entre 1600 a.C. e 1200 a.C., durante o Período Pré-Homérico.
Civilização Creto-micênica. ... O poder apoiava se na marinha, com aliança entre as classes marcantis, o que possibilitou a expansão e o domínio da ilha de Creta. Desenvolveu se em pouco tempo um exuberante império comercial marítimo, que serviu parte significativa do mundo antigo, não apenas grego.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica.
A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.
Foram grandes civilizações formada por muitas etnias que deu origem ao povo grego resultante de várias invasões dos povos de origem européia, Aqueus, Jonios e Dórios, desenvolveram na ilha de Creta, localizada ao sul do mar Egeu, costituída por Cidades-Estado subordinada a uma cidade mais importante com um rei (Minos) ...
Resposta. Resposta: Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega. ... O domínio dos dórios levou a destruição da civilização micênica e deu origem a um novo momento na história da Grécia antiga.
Declínio. É possível que a expansão da civilização micênica tenha sido causada pela aridez da península grega, a dificuldade de lidar com a agricultura deve ter impulsionado esse povo a procurar novas paragens. Assim, chegando a Creta, eles tiveram oportunidade de crescer e difundir sua cultura.
Ao estudarmos a Idade Antiga, podemos referir-nos a qualquer civilização que existiu entre 3500 a.C. e 476 d.C., embora o desenvolvimento das civilizações não seja uniforme e cada uma tenha tido diferentes graus de sofisticação.
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..
As principais fontes escritas sobre o período Homérico são dois longos poemas chamados de Ulisses e Odisseu Jônios e Aqueus Itaca e Insular Ilíada e Odisseia.