Os distúrbios do movimento in- duzidos por drogas (DMID) representam uma enorme variedade de sintomas mo- tores involuntários, fenomenologicamen- te distintos, que incluem parkinsonismo, coreia, discinesia tardia, distonia, acatisia, tremor e mioclonias.
A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.
Tratam-se de movimentos musculares excessivos ou diminuídos ou ausentes, aos quais o indivíduo não consegue controlar, contínuos ou episódicos.
Causas. A acatisia pode ser efeito adverso dos neurolépticos, especialmente antipsicóticos de primeira geração como Haloperidol e Clorpromazina, e não deve ser confundida com manifestações motoras ligadas à ansiedade.
INTRODUÇÃO: A acatisia induzida por antipsicóticos é um transtorno de movimento relacionado ao sistema motor e caracterizado por sensação subjetiva de inquietude interna, irritabilidade ou disforia que podem ser intensas. Associa-se à sensação física e objetiva de desassossego e a movimentos não discinéticos.
Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.