Dentro de uma casa de Umbanda a estrutura mais clássica é a composta de Pai ou Mãe Espiritual, que alguns também chamam de Pai e Mãe de Santo e posteriormente outros em comando, como o Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Vigias, Porteiros, Médiuns e Cambones.
Logun Edé
Chama-se sidecut, termo em inglês que resume a ideia: raspar ou cortar os fios bem curtos apenas de um lado. É um estilo ousado, que pressupõe atitude, e cai como uma luva na proposta de androginia tão em voga atualmente.
Em busca de liberdade e autoconhecimento, mulheres raspam o cabelo na quarentena. A praticidade de não ter que se preocupar em ter cuidados constantes com os fios foi outro ponto que colaborou com a sua percepção e até a ajudou a tomar a decisão de raspar o cabelo.
Raspar o cabelo pode aliviar a sensação de calor Sem a proteção dos fios, a pele do couro cabeludo fica exposta à ação do sol e você pode acabar com queimaduras.
Como Raspar A Cabeça
Os cabelos eram tidos com simbolo de honraria e compromisso (voto) com Deus, corta-los ou raspa-los era sinal que o voto, no caso do nazireado, tinha se acabado ou que o homem se encontrava em grande tristeza a ponto de não julgar digno de ter, em si, um elemento de glória e honra.
“Ele já está fragilizado pela própria doença e aí o cabelo começa a cair. Alguns entendem que é melhor já raspar a cabeça, para não sofrer. E quem quiser antecipar e raspar o cabelo antes da queda efetiva, está liberado!”, diz o Dr.
Atualmente existem dispositivos como a touca com nitrogênio liquido que mantem o couro cabeludo resfriado durante a infusão da quimioterapia e que, em alguns casos conseguem evitar a queda de cabelos provocada pela quimioterapia.
Como os cabelos estão em constante crescimento, a quimioterapia afeta sua raiz, levando a queda dos cabelos. Este é um efeito comum de medicamentos como as antraciclinas (doxorrubicina e epirrubicina), os alquilantes, como a ciclofosfamida e os inibidores de topoisomerase, como o irinotecan.
“O cabelo começa cair, normalmente, no início do segundo ciclo, ou seja, depois de 14 a 21 dias de tratamento. Ele vai percebendo essa queda durante o banho, ao acordar e também quando se penteia.
A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.
O ciclo da quimioterapia se refere ao número de aplicações e intervalo entre duas doses de tratamento. Por exemplo, em alguns casos de câncer de pulmão fazemos seis ciclos de tratamento, com dois medicamentos contra o câncer, a cada 3 semanas, ou seja, 6 ciclos de quimioterapia a cada 21 dias.