EQST

Quais As Principais Caractersticas Da Arte Grega E Bizantina?

Quais as principais características da arte grega e bizantina?

Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas. Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565).

Quais são as principais características da arte grega?

As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. ... Outras importantes características gerais, da arte grega, que podemos citar são: valorização do ser humano, presença da beleza, representação de valores morais e cívicos e a busca pela representação da natureza.

Quais principais temas na arte grega?

Os temas da arte grega antiga compreendiam cenas do cotidiano, assim como, batalhas, aspectos religiosos e mitologia grega. As pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto.

Quais os principais temas representados nos vasos gregos?

Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras.

Onde era feito as pinturas gregas?

Resposta. Como em outras civilizações, a pintura apareceu na Grécia como um elemento de decoração da arquitetura. As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados que apareciam até nas métopas dos templos, no lugar das esculturas.

Onde e como as pinturas gregas podem ser encontradas?

Outras estelas, sarcófagos pintados e fragmentos de pinturas murais foram encontradas em inúmeras tumbas, palácios e residências de Demétrias, Sídon, Atenas, Cnido, Pela, Delos e Pérgamo, entre outras cidades.

O que são as ânforAs gregas e para que serviam?

A ânfora é uma criação grega. ... Antigamente, a ânfora grega era usada para armazenar água, vinho, azeite, mel e outros produtos. Por isso, ter as duas alças na ânfora grega é uma característica fundamental para que duas pessoas pudessem carregá-la para qualquer lugar.

Para que serviam as ânforAs?

Basicamente, serviam para guardar e/ou transportar líquidos (pricipalmente), em especial o vinho. também eram usadas para conter mel, derivados do vinho, azeite, cereais, frutos secos, ou mesmo água. Embora de origem grega, as ÂnforAs ou vasos com duas alças simétricas em barro, eram muito utilizadas na Itália.

O que representa a imagem desenhada na ânfora?

A deusa Atena em uma ânfora grega, Museu Arqueológico Nacional de Atenas. Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.