A hidrologia não é uma ciência inteiramente pura; ela tem muitas aplicações práticas....Lista de campos de atuação da Hidrologia:
“Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas” (Definição do U.S. Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.
Hidrógrafa, Hidrograma, ou Fluviograma é a representação gráfica da variação da vazão em relação ao tempo. ... Isolando-se picos do hidrograma podem-se analisar alguns fenômenos de interesse em Hidrologia.
vão além das ideias apresentadas acima, em que mencionam os conteúdos de climatologia devem ser discutidos para que haja a compreensão da dinâmica atmosférica e de outros elementos que regulam o clima, assim reveste-se na particular importância de compreender também como as atividade antrópicas podem causar ...
Com o avanço das tecnologias, a climatologia nos permite saber o clima e o tempo com mais precisão como por exemplo, chuvas, secas, furacões, geadas, é muito importante também, para sabermos sobre um dos fenômenos que preocupa toda a terra: o aquecimento global.
O estudo do clima das regiões éde grande importância para compreender a dinâmica climática, analisar as possibilidades de chuva, prevendo dessa forma possíveis deslizamentos, permitindo que medidas possam ser tomadas previamente.
A meteorologia dedica-se ao estudo dos fenômenos imediatos, tanto para o presente quanto para o futuro. Ela procura medir e explicar as variações das temperaturas na última semana, por exemplo. A climatologia dedica-se ao estudo dos fenômenos atmosféricos a médio e longo prazo.
A meteorologia é uma ciência de grande importância e que vem ganhando cada vez mais tecnologias que facilitam o estudo e a prevenção de acidentes. Ela estuda o tempo e o clima, consegue prever grandes chuvas e a formação de inúmeros fenômenos que poderiam atingir a várias pessoas causando grandes desastres.
Climatologia é o estudo do clima e como ele muda com o tempo. Essa ciência ajuda as pessoas a entender melhor as condições atmosféricas que causam padrões climáticos e mudanças de temperatura ao longo do tempo.
Evaporímetro de Piché – Instrumento para medir a quantidade de água que evapora para atmosfera durante um intervalo de tempo. Denomina-se também como um atmômetro. A unidade de medida é milímetro de água evaporada. Heliógrafo – Instrumento que registra a duração da insolação ou brilho solar, em horas e décimos.
Piranógrafo Registra continuamente as variações da intensidade da radiação solar global, em caloria cm².mm. Faz a medição de um clima em alta velocidade de tempo Termógrafo Instrumento que registra a temperatura do ar, em graus Celsius, e expressa os valores em uma espécie de gráfico. .
A aquisição de conhecimentos relativos ao tempo é um objetivo do ramo da ciência denominada meteorologia. ... Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressão atmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc).
Eles usam os relatórios de uma grande rede nacional de estações meteorológicas de relatórios, e eles lançam balões no ar para medir a temperatura do ar, pressão atmosférica, vento e umidade. Eles colocaram todos esses dados em vários modelos de computador para dar-lhes as previsões meteorológicas.
Mas o que são essas variáveis meteorológicas, através das quais é feita a previsão do tempo? De acordo com o meteorologista Gustavo Escobar, coordenador do Grupo de Previsão de Tempo do Cptec/Inpe, as principais variáveis são temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva.
O profissional que realiza tal estudo é o meteorologista, que a partir das análises de dados como a temperatura diária, umidade, pressão e ventos conseguem realizar um cruzamento de dados desses elementos e fazer a previsão do tempo e assim fornece informações dos dias que vão chover, fazer sol e qualquer outra ...
No Brasil os principais institutos de previsão do tempo são o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Há ainda instituições estaduais de previsão, especializadas no estado de atuação como o SIMEPAR do Paraná.