História é, sem dúvidas, uma das matérias mais extensas do Ensino Médio....História do Brasil
Como estudar para prova de história
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
7 maneiras de estudar história do Brasil de forma criativa
Estudar História ajuda a entender o Brasil de hoje. Uma sociedade que não estuda História não consegue entender a si própria porque desconhece as razões que a trouxeram até aqui. ... O estudo de História é, portanto, fundamental para a construção do Brasil dos nossos sonhos.
A História do Brasil começa com a chegada dos primeiros humanos na América do Sul há pelo menos 22 000 anos AP. Em fins do século XV, quando do Tratado de Tordesilhas, toda a área hoje conhecida como Brasil era habitada por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e agricultura.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
fontes materiais: objetos, peças e sítios históricos; documentos, fotos, pinturas, etc. fontes imateriais: a história oral, as lendas, as tradições, os costumes, usos, etc. fontes primárias: são as fontes diretas. ex: uma entrevista, uma pesquisa em documentos(ex: fichários, arquivos, etc.)
fontes primárias: são as fontes diretas. ex: uma entrevista, uma pesquisa em documentos(ex: fichários, arquivos, etc.) fontes secundárias: são as pesquisas em jornais e livros por exemplo, pois aí estamos atrás de algo que já foi publicado e pesquisado.
fontes materiais = cartas, pinturas, restos de roupas e escritas. imaterial = relatos orais, pensamentos e lembranças repassadas.
Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.
São exemplos de fontes escritas todos os documentos oficiais, livros e manifestos políticos, assim como jornais e revistas publicados em uma determinada época. São exemplos de fontes orais as lendas (que compõem o folclore) e relatos orais (como entrevistas) de pessoas que testemunharam grandes eventos.