A margem de contribuição unitária é calculada de produto a produto, ou seja, ela se refere ao SKU que você está comercializando. Enquanto a margem total, é a média ponderada do faturamento. EXEMPLO: Marcela atua em um nicho muito específico, ela comercializa dois produtos com margens unitárias de 10% e 50%.
A margem de contribuição negativa significa que o preço de venda unitário é insuficiente para pagar os custos do produto. Ou o produto gera déficit de receita (prejuízo ao final do exercício) ou foram alocados custos/despesas indevidamente ao custo.
Se você deseja aumentar sua margem de contribuição, vale se concentrar em novos produtos ou serviços que ofereçam baixos custos variáveis e um alto potencial de receita. Entretanto, essa abordagem tem um risco crucial: você não tem como garantir que os seus clientes vão comprar o suficiente do novo produto ou serviço.
Se a margem de contribuição for justinha, você consegue chegar ao ponto de equilíbrio, porém não tem lucro. Se ela for negativa, seu negócio está no prejuízo.
Com isso, lembrando que a fórmula básica da margem de contribuição é “MC = Receita – Custo Variável” e “MCu = Preço – Custo Variável Unitário”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. A A margem de contribuição da empresa representa o lucro da mesma.
5) Qual é a importância da correta identificação e separação dos custos e despesas variáveis, para fins de determinação da margem de contribuição? ... Avaliação do comportamento dos custos variáveis; Avaliação do comportamento dos custos fixos; Avaliação do volume de vendas necessário para gerar o lucro desejado.