Para utilizar qualquer recurso do Sistema Único de Saúde, inclusive o atendimento de saúde mental, deve-se apresentar o seu cartão do SUS3. Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto.
Somente há necessidade de consultar u clínico geral antes de ir a um psicólogo se você for utilizar Plano de Saúde, pois os planos exigem um encaminhamento médico para autorizar a terapia. Caso contrário, não. É só ligar e agendar.
O encaminhamento deve ser feito no impresso de referência e contrarreferência, com letra legível, identificação do profissional e da Unidade de Saúde. Atentar para o preenchimento de história e exame clínico detalhado, especificar motivo/justificativa do encaminhamento.
Em relação à voz, o encaminhamento ao Setor de Fonoaudiologia se faz necessário, quando surgem queixas tais como: rouquidão, crises de afonia (perda total da voz), tensão excessiva na produção vocal, dor ao falar, sem que ocorra, de forma concomitante, sintomas como: faringite, laringite, gripes, etc.
Formulário de Encaminhamento
O psicólogo poderá fazer o encaminhamento ao nutricionista sempre que observar que o paciente necessita de cuidados por outro especialista, por exemplo, devido a uma autoimagem distorcida da realidade ou quando apresentar quadro de transtornos alimentares como anorexia ou bulimia.
O que o endocrinologista faz O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista.
A legislação determina que é necessário o encaminhamento do médico assistente para o atendimento com esses profissionais.
Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter: 1. descrição do tipo de AVC (hemorrágico ou isquêmico), data do evento e etiologia, quando conhecida; 2. resultado de exame de imagem (TC de crânio) com data, quando realizado; 3. resultado de ecocardiograma com data, quando realizado; 4.