Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Um disjuntor termomagnético tripolar (3f), dimensionado conforme tabela 03. 10. Uma caixa plástica para medidor trifásico padrão CELPE, com buchas plásticas e parafusos para instalação no poste.
Disjuntor tripolar Indicado para instalações e circuitos com três fases, como circuitos com motores elétricos trifásicos.
Condições da rede para TUG: Tomadas de uso geral devem ser dimensionadas com 600W no mínimo e caso o cômodo tenha mais que 3 tomadas você deve instalar 3 em 600w e as demais com 100w, bem como locais de pouco equipamento.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
QUANTAS TOMADAS COLOCAR NA SALA E NO QUARTO A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.
- Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas. Atribuir 100 Volt-Ampere para os pontos excedentes.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.
Como dividir a instalação
Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.
Existem dois bons motivos para separar os circuitos: dessa forma um circuito não será afetado pela falha do outro, caso ocorra um defeito em um deles. o fato de separar os circuitos de iluminação e de força auxilia na implementação das medidas de proteção adequadas contra choques elétricos.
A seção mínima (bitola ou espessura, grossura) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm². Não há problema em utilizar uma seção nominal superior; ela só não pode ser inferior.
É usual que as concessionárias de energia recomendem a adoção de um condutor terra independente ao menos nos circuitos de alimentação do projeto elétrico. A fim de oferecer ainda mais segurança para a instalação, o projetista pode ainda optar por adotar a fiação terra independente em todos os circuitos do projeto.
O aterramento nas instalações elétricas atuais é um item OBRIGATÓRIO. Aconselhamos que seja feito por um eletricista profissional gabaritado! seus aparelhos elétricos, você estará conectando-os ao neutro da rede, o que não vai funcionar como aterramento interno de sua casa.
Não liga lo você estará apenas dispensando uma proteção que atende principalmente o usuário. Mas ligar ele ao fase você estará desviando a energia para um ponto mais próximo do usuário o que não é costumeiro de acontecer mas ocasionar uma possível descarga elétrica no usuário.