Porém se contraindica o calor quando apresentar condições musculoesqueléticas agudas, circulação prejudicada, doença vascular periférica, anestesia da pele, feridas ou problemas de pele.
Seus sintomas são intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência.
Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da ...
A termoterapia Quanto à sua ação, ao provocar o aumento de temperatura no corpo, é desencadeado um mecanismo de termorregulação que, por sua vez, vai acelerar o metabolismo basal, resultando na queima de calorias.
Consiste na aplicação de calor sobre a pele, podendo ser: a) Calor Seco:Através de bolsa de água quente (mais usado pela enfermagem), bolsas elétricas, raios infravermelhos.
Consideraram-se como fonte de calor profundo os seguintes recursos: Ultrassom, Diatermia por Ondas Curtas (DOC) e Diatermia por Micro-ondas (DMO). Foram incluídos textos que se apresentassem nos idiomas português e inglês.
Após se retira o material aplicado e termina a sessão. A técnica não é invasiva e causa efeitos apenas na área de tratamento. O objetivo de cada sessão é elevar a temperatura da pele e do tecido subcutâneo até 39°C a 42°C e mantê-la por um período de 14 minutos. Após o tratamento é retirado o gel ou a vaselina da pele.
A manta térmica é um equipamento que com o auxilio de calor promove a queima de gordura localizada, além de diminuir a celulite, através dos infravermelhos transmitidos pela manta térmica indo além da camada da pele facilitando a quebra das células adiposas.
QUANDO USAR O CALOR: Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos. Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Banho de parafina Carci, indicado para uso em termoterapia e fisioterapia, é um agente de calor superficial que proporciona relaxamento muscular, redução da dor, redução da rigidez articular e melhoria da circulação local.
Banho de Parafina Este processo consiste em utilizar o calor da parafina, acrescido de ervas e óleos aromáticos, para relaxar os músculos e reduzir inflamações em regiões como os braços, pés e mãos – em forma de mergulho ou de pinceladas.
O jato do turbilhão deve ser direcionado de acordo com a necessidade de cada paciente, massageando a área e acompanhando os exercícios. Os movimentos precisam ser coordenados, de modo a aproveitar todo o potencial do aparelho. Ao final da sessão, é importante disponibilizar uma toalha para o paciente se enxugar.