As 5 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil
A perfuração é a complicação mais grave da lipoaspiração e acontece principalmente quando a cirurgia é realizada em clínicas não qualificadas ou por profissionais pouco experientes, isso porque para que exista a perfuração dos órgãos que estão por baixo da camada de gordura a técnica deve ser mal executada.
O preenchimento incorreto dificulta estabelecer a real causa da morte. Em 93% das certidões de óbito de pessoas que morreram após se submeterem a cirurgia de lipoaspiração há falhas no preenchimento, afirma o dermatologista e pesquisador Érico Pampado Di Santis.
Após a lipo, a região operada tende a ficar inchada. Para ver o resultado, é preciso esperar a região recuperar-se. Em geral, somente após o segundo ou terceiro mês de pós-operatório, é possível observar uma sensível redução do edema (inchaço) e, consequentemente, ter uma ideia do resultado.
Nesse processo de transformação de vida, é possível manter os resultados da lipo através de uma mudança em sua rotina diária em alguns aspectos:
1. Como reduzir a dor. A dor é o sintoma mais comum após a lipoaspiração, por isso para aliviar esse desconforto, o médico pode indicar remédios analgésicos, como a dipirona, remédios anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, e repouso durante a primeira semana.
A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados.
Para o seu alivio, o médico pode prescrever analgésicos e repouso durante a primeira semana. Após a cirurgia é comum que o local operado fique com manchas vermelhas, que se tornam roxas com o tempo, mas desaparecem em cerca de 20 dias.
Recuperação após a lipoaspiração A recuperação desta cirurgia é rápida, já que existem poucos ou nenhum ponto de costura cirúrgico. Uma semana depois já é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e cerca de um mês depois a rotina volta totalmente ao normal.