1. Tornar(-se) externo. 2. [ Economia ] Atribuir tarefa ou serviço a uma entidade externa ou privada.
A socialização do conhecimento se dá pela troca do conhecimento tácito entre os indivíduos, onde um aprende com o outro, ou seja, na prática. É basicamente um processo de compartilhamento de experiências.
DE TÁCITO PARA EXPLÍCITO: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
Significado de Externação substantivo feminino Demonstração; ação ou efeito de externar, de tornar público.
pron. Trazer para o exterior; tornar manifesto e público; externalizar. Revelar sensações, sentimentos ou pontos de... externalizar v.t.d. Trazer para o exterior; externar, mostrar: externalizar uma opinião.
verbo transitivo direto Trazer para o exterior; externar, mostrar: externalizar uma opinião. verbo transitivo direto e pronominal Revelar seus sentimentos ou pensamentos em relação a algo ou alguém: externalizou sua preocupação com raiva e tristeza; externalizou-se em arrependimento.
Para que a construção de conhecimento exista é necessário um relacionamento sinérgico entre o conhecimento tácito e o explícito e a elaboração de processos sociais que possibilitam a criação de novos conhecimentos por meio da conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.
2.
Como internalizar o conteúdo estudado em 5 passos
Assim sendo, pode-se conceituá-lo como o conhecimento que é tipicamente articulado na linguagem formal. Quando se fala em internalização como conhecimento, isso quer significar, segundo Nonaka e Takeuchi (2008), que: ... c) Indivíduo converte conhecimento explícito em explícito.
A Figura 1 mostra a Espiral do Conhecimento que ilustra os quatro processos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. No caso da Matsushita, a “Socialização” se dá quando Tanaka aprende os segredos tácitos do padeiro do Osaka International Hotel.
"Empresas criadoras de conhecimento" são aquelas que criam conhecimento de forma sistemática, que os disseminam por toda a organização e possuem a capacidade de incorporá-los em novos produtos e tecnologias.
“Para criar conhecimento, as organizações devem estimular o compromisso de seus funcionários, formulando uma intenção organizacional e propondo-lhes essa intenção” (NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p.