EQST

O Que O Operatrio Formal?

O que é o operatório formal?

Estágio Operatório Formal — 12 anos Começam a usar a lógica ou raciocínio de um princípio geral para informações específicas. O estágio final da teoria de Piaget envolve um aumento na lógica, na capacidade de usar o raciocínio dedutivo e uma compreensão de ideias abstratas.

O que é o pensamento pós formal?

Uma das características principais do pensamento pós-formal é seu caráter dialético, que “implica a integração constante das crenças e experiências de um com todas as contradições e incoerências que encontramos” (IBID: 28), constituindo-se assim, como a forma mais avançada de cognição.

Quais as características específicas do período operatório concreto?

O período operatório concreto ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos onze anos, e é caracterizado como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. Neste período, temos duas ordens de operações: as operações lógico-matemáticas e as operações infralógicas.

O que é o raciocínio Transdutivo?

Raciocínio Transdutivo: As crianças tende a dar uma mesma explicação para varias situações. As crianças tentam sempre encontrar uma causa para tudo, e, frequentemente, estabelecem relações de causa-efeito. Dificuldades de transformação: O pensamento é estático, estão sempre no presente não existe futuro para elas.

O que é raciocínio animista?

Raciocínio animista é a tendência que as crianças têm de conceber as “coisas” como vivas e dotadas de intenção.

O que é a reversibilidade de pensamento?

A reversibilidade lógica é a capacidade de realizar uma ação simultaneamente em dois sentidos, isto é, contempla a inversão e a reciprocidade, que correspondem ao retorno do pensamento ao ponto de partida7.

O que é raciocínio finalista?

O indivíduo passa a deduzir conclusões a partir de hipóteses e já não apenas da realidade concreta.

Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?

O behaviorismo acredita, então, que os comportamentos mudam a partir de alterações ambientais, sendo o estímulo uma mudança no ambiente, e a reação, uma mudança realizada pelo indivíduo. Sua contribuição para a Psicologia do Desenvolvimento se encontra na descoberta de que é possível alterar padrões de comportamento.

Como o meio pode influenciar no desenvolvimento humano?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Qual a importância de estudar o desenvolvimento da criança?

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.

Por que é importante estudar o desenvolvimento humano?

Resposta. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

O que é desenvolvimento humano e como o seu estudo evoluiu?

Resposta. Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. O estudo científico do desenvolvimento humano evoluiu de estudos sobre a infância para estudos sobre todos os períodos da vida.